XV Congresso de Cirurgia do CBCV e V Congresso Internacional do CBCV - Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária

Dados do Trabalho


Título

SIMULADOR PARA TREINAMENTO PRÁTICO DE CITOLOGIA DE NÓDULOS CUTÂNEOS E SUBCUTÂNEOS

Resumo para avaliação

A citologia ou punção por agulha fina (PAF) é um exame rotineiro de grande importância para a cirurgia de cães e gatos. Erros de coleta podem levar à resultados inconclusivos as habilidades necessárias para a coleta e preparação desse material são adquiridas pelo treinamento e refinamento da técnica. Apesar de pouco invasivo, não é possível realizar a PAF para o treinamento de alunos em animais de rotina, pois gera grau de estresse para o animal e o tutor e não é indicado a manipulação excessiva dessas formações. Esse estudo visou o treinamento para coleta de amostras citológicas por meio de um simulador, permitindo erros, repetição do exercício e o aprendizado da técnica. Trinte a quatro alunos receberam um caso clínico e um simulador para treinamento, que consistiu em um molde de cavidade abdominal com um "nódulo cutâneo" em formato esférico. "Nódulos" foram criado utilizando dedos de luvas de procedimento preenchidos com algodão embebido em soro fisilógico corado de vermelho, algodão ortopédico e fita crepe para envolver o dedo da luva, e bandagem elástica (Vetrap) para envolver a camada de algodão ortopédico, visando obter um formato esférico. O nódulo foi fixado no molde de cavidade e coberto com tecido para simular a pele. Os alunos reproduziram a técnica de coleta, preparo das lâminas de citologia e preencheram ficha de pedido de exame citológico. Ao final da atividade, foi aplicado um questionário individual para avaliar a aceitação e o impacto do modelo proposto. As respostas coletadas mostram que cerca de 47,1% dos alunos não tiveram a oportunidade de assistir à uma coleta e preparo de exame citológico durante as aulas e apenas 8,8% puderam realizar o procedimento. Por volta de 88% dos alunos declararam não sentir estresse ou medo de cometer erros durante a atividade, no entanto, 85,3% responderam que se sentiam pouco ou nada confortáveis para realizar uma PAF antes do treinamento. Após a atividade, 79,4% dos alunos declararam se sentir confortáveis para realizar o procedimento. Em conclusão, a atividade proposta foi bem aceita, permitindo a aquisição de noções práticas, habilidades psicomotoras e confiança para realizar o procedimento por meio da repetição do exercício. O modelo aplicado é de fácil desenvolvimento, reprodutibilidade e baixo custo, tendo a perspectiva de ser aplicado em diferentes escolas de veterinária para proporcionar aos alunos treinamento teórico e prático da PAF.

Palavras Chave

método alternativo; ensino; Cirurgia veterinária

Área

Cirurgia

Instituições

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - São Paulo - Brasil

Autores

Julia Belotto Guaraná, Julia Merilis Silva, Alois Foltran Müller, Pedro Gustavo Macedo Rihs, Samara Oliveira Pieritz, Silvio Henrique Freitas