XV Congresso de Cirurgia do CBCV e V Congresso Internacional do CBCV - Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária

Normas de submissão


Dos prazos

As inscrições iniciam no dia 15/12/2023 e encerram no dia 20/07/2024, e a lista dos trabalhos aprovados será divulgada no dia 13/09/2024.

Dos trabalhos aprovados: período para envio do arquivo da apresentação no congresso - e-Poster e Tema Livre (apresentação oral): de 16/09 a 30/09. Após esse prazo, os trabalhos sem os arquivos serão reprovados.


Das áreas

A área inerente ao trabalho (de acordo com listagem abaixo), deve ser citada no início do artigo. (conforme modelo).

LISTA DE ÁREAS: Anestesiologia, nutrição, animais silvestres e exóticos, odontologia, bem estar animal, oftalmologia, cardiologia, cirurgia, ortopedia, fisioterapia, dermatologia, otorrinologia, pneumologia, parasitologia, infectologia, reprodução, endocrinologia, saúde pública, zoonoses, gastroenterologia, toxicologia, medicina alternativa, imaginologia, patologia clínica, nefrologia e urologia, neonatologia, geriatria, neurologia, terapia celular e gênica, gestão e marketing, hepatologia, oncologia, medicina felina, traumatologia, emergência, medicina legal, microcirurgia e intensivismo.


Critérios de seleção dos trabalhos 

  • Serão aceitos resumos simples (1 página), os quais serão apresentados em forma de e-pôster ou tema livre (oral). Os trabalhos selecionados serão publicados na revista Health Science (www.healthscience.com.br), de acordo as normas abaixo.
  • Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente através do site do evento, não serão aceitas outras formas de envio. 
  • Após submissão, não será possível realizar modificações.
  • Trabalhos enviados em duplicidade serão recusados.
  • Não será permitido após a submissão, a troca ou inclusão de autores, nem tampouco alterações em titulo e conteúdo.

- Serão selecionados os melhores temas livres para apresentação oral em sala específica para este fim. A critério da comissão científica os temas livres poderão ser apresentados como e-pôster.

- O autor poderá declarar a sua opção de apresentação (tema livre ou e-poster). 

- A Comissão Científica (CC) poderá alterar a forma de apresentação de trabalhos aprovados. Caberá ao autor principal aceitar apresentar na forma escolhida pela CC (se diferente da forma da submissão) ou retirar o trabalho.


Instruções para envio de trabalho 

1. Na forma de resumo, serão aceitos trabalhos experimentais, estudos retrospectivos ou prospectivos de casos ou relatos de casos clínico-cirúrgicos (apenas relatos inéditos ou de importante contribuição técnico-científica), cuja relevância do assunto e qualidade do manuscrito deverão ser julgadas pela comissão científica, composta pelo número mínimo de dois avaliadores.

2. Os assuntos deverão ser pertinentes aos temas relacionados ao evento ou afins.

3. Os autores poderão submeter os trabalhos sob as formas de resumo simples (até 400 palavras), em uma página.

4. Só serão avaliados trabalhos cujo autor responsável pela apresentação esteja inscrito e com a inscrição paga para que o módulo de submissão de trabalhos seja liberado.

  • Os pagamentos feitos com cartão de crédito têm liberação automática imediata, pois o pagamento é online.
  • Os pagamentos feitos via PIX têm liberação automática em 10 minutos.
  • Os pagamentos feitos através de boleto dependem de compensação e informação dos bancos. Nestas modalidades o pagamento deverá ser feito até 5 dias antes do prazo da submissão do trabalho para que haja tempo suficiente para compensação bancária e baixa no sistema.

5. Cada inscrito poderá submeter até 3 (três) trabalhos, sendo limitado a 8 autores por trabalho.

6. Cadastre o CPF e e-mail de todos os co-autores para que o certificado de apresentação do trabalho seja disponibilzado também na área restrita do co-autor inscrito no congresso.

7. O texto deve ser redigido em português ou espanhol, em editor de texto Word for Windows, versão 6.0 ou superior, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço 1,5, sendo o tamanho de folha A4 com margens de 1,5 cm. A seguinte sequência deve ser obedecida:

a. Título 

b. Nomes dos Autores, normatizados cientificamente (SILVA, J.C.1), indicando sua instituição ou estabelecimento de origem, logo abaixo dos nomes, através de números sobrescritos, bem como endereço e e-mail para contato do autor principal (autor de correspondência)

c. O nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado, sendo que este deverá estar inscrito no evento antes do envio do trabalho.

d. O trabalho dever ser apresentado em um único texto de até 400 palavras, sendo que seu conteúdo deve contemplar: introdução, objetivo(s), metodologia, resultados, discussão e conclusão(ões), no entanto não deve ser dividido por tópicos. As referências não deverão ser escritas no resumo.

e. No final do texto, deve conter em tópico separado as palavras-chave.

f. O trabalho pode ser escrito em Português ou Espanhol.

g. As citações, quando houver, devem ser no estilo Vancouver. As citações não são obrigatórias, mas quando houver, são numéricas e as referências devem entrar no final do resumo.

h. Trabalhos fora das normas não serão aceitos.

8. Dúvidas por favor contatar através do email: cbcv@prioryeventos.com.br


Informação importante: 

Obrigatória a citação de aprovação do trabalho em Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), este último relacionado às pesquisas ou entrevistas em pessoas.

Esta comprovação é necessária para trabalhos experimentais, frutos de pesquisas tanto relacionados aos Comitês de Ética no Uso Animal – CEUA quanto aos Comitês de Ética em Pesquisa – CEP. Este último é obrigatório quando se avaliam, por exemplo, questionários de satisfação de tutores e/ou alunos. 

Relatos de casos não se enquadram nesta situação.

Sendo assim, o autor deve anexar o atestado pelo formulário online de submissão de trabalhos antes de finalizar a submissão. A falta desta comprovação provocará a reprovação do resumo.


Avaliações

O status de aceitação do trabalho será disponibilizado na área restrita do autor que submeteu o trabalho a partir de 13/09/2024.

Serão aceitos resumos simples e os melhores resumos serão selecionados pelo comitê avaliador para apresentação na forma de e-poster ou tema livre.

Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados na Revista Health Science. https://www.healthscience.com.br.

* Somente serão avaliados resumos em que pelo menos um dos autores esteja inscrito no Congresso, com confirmação de pagamento realizado pela coordenação do evento.

* Cada inscrito poderá submeter até no máximo 03 (três) resumos simples, sendo 8 (oito) autores por trabalho.


Normas para elaboração do resumo

MODELO DE RESUMO SIMPLES (máx. 400 palavras, 1 página)

 

ÁREA:CIRURGIA

ABDOMEM AGUDO EM EQUINO INDUZIDO POR PERFURAÇÃO INTESTINAL POR CORPO ESTRANHO

 

Oliveira, N.F.O.¹; Passos, M.B.¹; Melotti, V.D.¹; Andrade, L.R.¹; Trindade, C.J.T.¹, Sales, J.V.F.¹; Saquetti, C.H.C.² 1. Residente no Hospital Escola de Grandes Animais da UnB (marcelpassos@yahoo.com.br) 2. Oficial Veterinário da PMDF e Cirurgião contratado do Hospital Escola de Grandes Animais da UnB

Obstruções extraluminais e aderências como causas de cólicas cirúrgicas em equinos são bem relatadas, porém, perfurações intestinais causadas por corpo estranho perfurante são menos comuns. Um equino adulto, macho, de salto, foi encaminhado ao Hospital Veterinário de Grandes Animais da UnB no dia 22 de maio de 2014, com sinais de síndrome de obstrução do intestino delgado. Imediatamente após a celiotomia foi encontrado uma região de aderência que englobava a linha média, um segmento do jejuno e o ápice do ceco. Durante a dissecção da aderência foi localizado um arame de aproximadamente 12 centímetros que perfurava a parede do jejuno e alcançava a parede abdominal. A área afetada encontrava-se isolada pela deposição de fibrina. Após a retirada do arame e liberação dos segmentos optou-se pela anastomose termino-terminal do jejuno para remover a área envolvida. Foram removidos aproximadamente 60 centímetros de jejuno. Após três dias da cirurgia o equino apresentou dor aguda, refluxo enterogástrico e à palpação transretal, alças de intestino delgado distendidas. Foi realizada uma laparotomia em estação pelo flanco esquerdo na qual se constatou uma obstrução intraluminal na região da anastomose. Após desfeita a compactação optando-se por uma nova anastomose. Posteriormente à cirurgia, o animal desenvolveu peritonite séptica. Foram realizados lavados peritoneais por quatro dias consecutivos. Cada lavado foi realizado com três infusões de 10 litros de solução ringer com lactato e drenado aproximadamente o mesmo volume. Ao final de cada procedimento foi deixado metronidazol na dose de 15 mg/kg na cavidade peritoneal. O animal apresentou melhora clínica após o lavado peritoneal e recebeu alta no dia 14 de julho de 2014.

Palavras-Chave: perfuração de intestino delgado, síndrome cólica, anastomose


Clique aqui para enviar o seu trabalho