Dados do Trabalho
Título
UTILIZAÇÃO DA TESOURA ULTRASSÔNICA NA ROTINA DA CIRURGIA DE TECIDOS MOLES EM CÃES E GATOS: ESTUDO RETROSPECTIVO DE 182 CASOS.
Resumo para avaliação
A redução do tempo operatório e hemostasia adequada são características altamente desejáveis quando se trata de intervenções cirúrgicas. A cirurgia ultrassônica é uma tecnologia que baseia-se na transformação de ondas de alta frequência em energia mecânica, promovendo a desnaturação de proteínas e consequente secção e selamento de vasos sanguíneos e dos tecidos conjuntivo, adiposo e muscular. Este recurso tem sido cada vez mais utilizado na rotina cirúrgica de cães e gatos, mostrando-se eficaz e com resultados cada vez mais satisfatórios no que diz respeito ao tempo cirúrgico reduzido e baixo índice de complicações intra e pós-operatórias. Esse trabalho tem por objetivo relatar 182 intervenções realizadas com a tecnologia ultrassônica na rotina cirúrgica de pequenos animais, no intervalo de 2 anos. Foram feitas cirurgias eletivas e emergenciais (cirurgias urológicas, hepáticas, oncológicas e reconstrutivas, das vias aéreas, do sistema reprodutor, digestivo, dentre outras). Em todos os procedimentos, observou-se excelente hemostasia e baixo tempo cirúrgico, sem nenhuma complicação intra ou pós-operatória. Uma vez que a cirurgia ultrassônica dispensa a utilização de fios para ligaduras, são também reduzidos os riscos de reações do tipo corpo estranho associadas ao material de sutura. Sendo assim, a cirurgia ultrassônica mostrou-se extremamente útil na rotina cirúrgica e não houve complicações relacionadas à técnica.
Palavras Chave
cirurgia ultrassônica; hemostasia; tecidos moles
Área
Cirurgia
Instituições
Clinica Cirúrgica de Cães e Gatos Dr. Guilherme Savassi - Minas Gerais - Brasil
Autores
Thiago Oliveira Mendes, Bruna Maffei Camini, Henrique Antonia Amorim Bernardes, Giovana Zerbone Magno Baptista, Ívina Myrelle Santana Oliveira, Paulo Diego Pedros Oliveira, Jaqueline Reis Braga, Guilherme Lages Savassi-Rocha